programas de música famosos nos anos 2000:... 07 (Sete) - #sonsss

Breaking

sonsss

Pesquisar

programas de música famosos nos anos 2000:... 07 (Sete)

Sete programas 

de música famosos 

nos anos 2000

"Todos os aplicativos eram gratuitos à época; a maioria deles não existe mais"
WinampNapsterKazaa e eMule são alguns dos programas de música que marcaram a vida dos "internautas" dos anos 2000. Com reinado absoluto, eles foram perdendo a importância e sendo deixados de lado por diversos motivos. Os tocadores de MP3, por exemplo, foram substituídos por serviços de streaming de música como o Spotify ou Deezer. Já aqueles softwares de compartilhamento de músicas, que utilizavam o protocolo P2P, não resistiram ao advento do Torrent e às seguidas batalhas judiciais por direitos autorais. A lista a seguir traz sete players famosos da época da chegada da banda larga aos lares dos brasileiros.

1. Winamp



A versão mais recente do Winamp, que promete voltar algum dia (Foto: Divulgação/Winamp)
Um dos aplicativos mais baixados e usados naquela época para ouvir MP3, o Winamp era conhecido por sua versatilidade e skins extravagantes. Com ele, era fácil criar playlists e salvá-las em formato de arquivo no PC.
Criado em 1997, o programa fez muito sucesso nos anos 2000, com a popularização do computador pessoal e a chegada da Internet na casa das pessoas. Após um grande período de sucesso no Windows, o Winamp também chegou ao Mac OS e Android, mas hoje não está mais disponível em nenhuma plataforma.

2. Napster


Napster foi um dos pioneiros em compartilhamento de MP3 (Foto: Reprodução/Reddit)
Napster foi um programa para Windows criado em 1999. Usando o protocolo P2P, ele tinha como finalidade permitir que as pessoas compartilhassem músicas sem ter de hospedá-las em algum servidor.
Apesar do grande sucesso, o sistema teve vida curta. Ele foi encerrado em 2001, após ser alvo de diversos processos jurídicos por gravadoras e músicos, sendo o caso mais emblemático o da banda Metallica. Atualmente, a marca Napster pertence a Rhapsody International Inc. e é um serviço de streaming de música.

3. eMule


Usuário do Emule tinham o computador constantemente infectado por vírus (Foto: Divulgação/Emule-Project)
Com o sucesso do Napster e seu fim precoce, diversos programadores ao redor do mundo criaram softwares com a mesma proposta. Um dos mais emblemáticos e populares foi o Mule, lançado em maio de 2002, que também usava o protocolo P2P para realizar a troca de arquivos entre usuários.
O eMule, uma das variações do Edonkey, ficou tão popular no mundo todo que, em certo momento, era quase impossível baixar qualquer arquivo de música sem pegar pelo menos um vírus. Devido à facilidade de compartilhamento e pouco cuidado e conhecimento técnico dos usuários, diversos tipos de malwares se espalharam rapidamente em escala mundial por meio do programa.

4. Kazaa


Kazaa foi encerrado devido a batalhas judiciais (Foto: Divulgação/Kazaa)
Conforme muitas pessoas abandonavam o eMule em decorrência de sua falta de segurança, o Kazaa foi ganhando força. Entretanto, em pouco tempo começou a sofrer do mesmo mal e logo seu uso ficou impraticável, tornando-se alvo de diversos spywares da época.
O Kazaa tinha um visual mais limpo e bem elaborado. Ele contava com diversos recursos extras, como busca interna para encontrar músicas e reprodução de áudio enquanto baixava outros arquivos. Porém, assim como Napster, também enfrentou diversas batalhas judiciais com as gravadoras americanas e foi forçado a ser encerrado depois de um tempo.

5. BSPlayer


BSPLayer é um tocador versátil e completo (Foto: Divulgação/BSPlayer)
Ao contrário do Winamp e dos outros derivados da época, o BSPlayer ganhou adeptos por reproduzir não só música, mas também vídeo. Tudo isso em um programa leve que rodava, sem esforço, em todas as versões do Windows lançados até então.
O programa foi muito usado para substituir o Media Player Classic ou o próprio Windows Media Player. Seus usuários buscavam um programa mais robusto que tocasse DVD com legenda e com mais recursos de áudio. Contudo, atualmente, esta função só está disponível na versão Pro. O BSPlayer está disponível até hoje, e sua versão mais recente foi lançada em maio de 2017.

6. AIMP


AIMP está ativo até hoje, sendo atualizado constantemente (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)
AIMP é um acrônimo para Artem Izmaylov Media Player e foi lançado em agosto de 2006 pelo programador russo que dá nome ao programa. Ele tem a aparência similar ao Winamp e é capaz de copiar faixas de CD e de ler todos os principais codecs de áudio como FLAC, MP3, WMA e outros.
Completo, apesar de pequeno e leve para os computadores atuais, o AIMP possui equalizador digital de áudio e skins para personalizar seu design. O programa está disponível de forma gratuita até hoje para Windows e Android, com atualizações constantes.

7. Foobar2000


Foobar2000 é leve e prioriza a qualidade do áudio (Foto: Divulgação/Foobar2000)
Foobar2000 é mais um programa de áudio para Windows que, apesar de ocupar pouco espaço no PC, vem cheio de recursos. Um dos grandes destaques do software é a sua capacidade de tocar músicas com mais qualidade que os players tradicionais. Isso acontece porque ele conta com correções automáticas que valorizam a equalização do áudio.
Disponível até hoje, o Foobar2000 pode copiar CDs para qualquer formato de arquivo de áudio conhecido e ler os mais famosos padrões de música digital como MP3, AAC, WAV, WMA. Além disso, tem vários atalhos inteligentes no teclado para acesso rápido às suas funções.
Qual é o melhor player de música? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.
Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer
fonte:  techtudo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem do formulário de comentário

Postagem em destaque

programas de música famosos nos anos 2000:... 07 (Sete)

Sete programas  de música famosos   nos anos 2000 "Todos  os aplicativos  eram gratuitos à época;  a maioria deles não exis...